terça-feira, 8 de setembro de 2009

A arte é um desabafo!

- A arte é um desabafo - Eu li ou ouvi isso em algum lugar. Atirei no gugou pra ver se aparecia alguém famoso, mas não, então a frase é minha. A looooka.
Hoje postei no twiter: prefiro "pichado" http://bit.ly/19P6UJ
Na real, nada contra a arte dos azulejos, muito menos contra a artista, mas amo COR. E chega de negar os caras, tchê! Por isso o post de hoje vai para...A galera do Grafite! Quem me dera ser um deles...
Exposição de grafite que aconteceu em Paris, na Galeria Grand Palais, entre março e maio, trezentas obras de cento e cinquenta grafiteiros do mundo. A mostra TAG idealizada pelo arquiteto francês Alain-Dominique Gallizia, que durante três anos pediu a grafiteiros do mundo todo para criar obras sobre o tema "amor". Reuniu, desde os fundadores do movimento, há 40 anos, em Nova York, a artistas contemporâneos de todo o mundo.
Neste espaço estão artistas renomados do universo do grafite, hoje com 50 ou 60 anos de idade. Entre eles, Toxic, que foi amigo de Jean-Michel Basquiat. Seen, pioneiro do movimento, além de Rammellzee. Hoje, obras de grafiteiros famosos podem custar 50 mil euros (R$ 150 mil).

Por aqui, em Porto Alegre, acontece a Usina Urbana, no Gasômetro, até o dia 20 de setembro, ainda dá tempo! São 900 m² de painéis, expressando as ilustrações dos grafiteiros da nossa cidade, através de técnicas como: o grafite, o stencil, pintura mural e colagem. A mostra reúne 20 artistas locais, entre essas, 4 meninas: Plim, Nina Moraes, Lidia Brancher e Jamaikah! Extremamente talentosas!E um dos caras que expõe o trabalho lá é o Jotape.pax.
Pra mim O cara do grafite de Porto Alegre! Os traços dele me lembram minha caneta de nanquim, muito usada nos tempos de arquitetura.Bueno, fica a dica pro pessoal da Prefa de Porto! A cidade precisa de cor e o que não falta é espaço pra expor a arte desses artistas talentosos e portoalegrenses. É uma chance de valorizar o que se tem em casa. Recado dado mano.


Essa aí em cima é do Jota.pax foi em homenagem aos 30 anos da Terreira da Tribo.

Nenhum comentário: